Tecnologia do Blogger.
RSS

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Cone© A NOIVA (MULHER/ESPOSA) DE CRISTO (Pv 31)



Queridos,

 

Seguem um texto que escrevi a algumas semanas atrás.

 

A NOIVA (MULHER/ESPOSA) DE CRISTO  (Pv 31)

God's Favorite Church – Vanderburg (2008), pg.8.

"The Church was always meant to be the Bride of Christ so that we could rule and reign with Him."

A Igreja sempre significou ser a Noiva de Cristo para que, então, pudéssemos governar e reinar com Ele (minha tradução).

 

Essa citação de Vanderburg me estimulou a meditar no fato de Cristo ter tratado a sua Igreja como sua Noiva. A Noiva, sexo feminino, mulher. Porque teria ele tratado a sua Igreja como Noiva, como mulher? Creio que ele queria nos ensinar algo, queria que aprendêssemos alguma coisa com as mulheres. A mulher, noiva, tornar-se-á esposa. O que poderíamos e como poderíamos aprender com a mulher? E nada melhor que buscar a resposta a esta questão na Palavra do Senhor. Em Provérbios, capítulo 31, temos uma análise detalhada do papel da mulher, da esposa.

 

(Pv 31:10 [ACF2007])

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

(Pv 31:20 [ACF2007])

Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.

No v.10 temos que ela é virtuosa e em muito excede o valor de rubis. Vejamos alguns adjetivos que estão associados a palavra virtuosa: honesta, caridosa, que tem pudor, vigorosa, esforçada, eficaz... Observemos, também, que ela não excede o valor de um rubi, a palavra rubi está no plural, ou seja, mais de um, ela excede o valor de diversos rubis. Ela é muito valiosa e o seu valor advêm da integridade, da sua sobriedade.

A caridade faz parte da sua vida, ela não dá as costas ao pobre e ao necessitado, muito pelo contrário ela o cobre, ela o ajuda, ela "estende a sua mão". Ela não o deixa desamparado, ela o socorre.

 

 

(Pv 31:11 [ACF2007])

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Neste v. temos que o coração do seu marido nela está confiado, isto nos diz que o coração de Cristo confia em nós, na sua Noiva, na sua Igreja. Cristo tem confiança que a sua Igreja não falhará em cumprir a missão que lhe foi dada, confia que nós daremos continuidade ao seu reinado e governo sobre a terra, até que Ele volte.

 

 

(Pv 31:13 [ACF2007])

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

(Pv 31:14 [ACF2007])

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

(Pv 31:15 [ACF2007])

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.

(Pv 31:17 [ACF2007])

Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.

(Pv 31:19 [ACF2007])

Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.

(Pv 31:27 [ACF2007])

Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

Nos vv 13,14,15, 17, 19 e 27, Cristo quer nos dizer  que há muito trabalho a ser feito, que longos caminhos percorreremos, que a distância não poderá ser um delimitador, nem a noite nos deterá, nem o cansaço. Ele sabe que a sua Igreja não cruzará os braços, muito pelo contrário, Ele sabe que ela irá arregaçar as mangas e colocará a mão na massa. Ele nos diz que nessa obra não há lugar para a preguiça.

Nos vv.15 e 27, Ele nos mostra uma mulher atenta ao andamento da casa. Isto quer dizer que tudo possui um lugar certo, existem regras, procedimentos, horários, controles..., e isto nos fala de gestão, administração, governança, de autoridade e de hierarquia. As coisas não podem ser feitas de forma desleixada, se não houver planejamento as coisas não andarão. 

 

 

(Pv 31:16 [ACF2007])

Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.

(Pv 31:18 [ACF2007])

Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.

(Pv 31:24 [ACF2007])

Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.

Nestes vv. Cristo nos fala de Gestão Empresarial. Ele nos mostra que o bom planejamento e a boa gestão darão aos cristãos bons negócios e bons frutos. Que os produtos do seu negócio serão da mais alta qualidade. A qualidade será um grande diferencial. A produção será vendida de imediato, os produtos acabados não ficarão estocados. A produção será escoada, o que se produz se vende logo em seguida. Que ele atenderá, com eficácia, os seus clientes e distribuidores e inclusive seus fornecedores reconhecerão a sua eficácia.

 

 

(Pv 31:21 [ACF2007])

Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.

Este v. além de nos falar de provisões para os da casa em tempos de escassez, também nos fala de alta gestão e planejamento estratégico. Nos mostra que devemos conhecer o nosso negócio, saber das suas sazonalidades, conhecer a concorrência, e estar preparados para possíveis contratempos e imprevistos. Que haverá fluxo de caixa suficiente para os períodos de dificuldade ou escassez. Nenhuma crise irá abalar suas estruturas, pois há provisões.

 

 

(Pv 31:22 [ACF2007])

Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.

(Pv 31:25 [ACF2007])

A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.

Ela é bela e formosa, assim Cristo a vê e quer que assim ela se apresente. Sua beleza e formosura não são vulgares e estão fundamentadas na sobriedade. Ela não é vulgar e nem leviana, sempre está elegante e sóbria.

 

 

(Pv 31:26 [ACF2007])

Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.

Seus lábios destilarão sabedoria. Dela virá conselho para o mundo, para os governos, os sábios a procurarão para que sejam desvendados mistérios, para buscar solução para suas aflições. Dela virá à solução para toda a humanidade. Os sábios se assentaram a sua roda para a ouvirem. Os governos de toda a terra buscarão nela a solução para seus dilemas.

 

 

(Pv 31:23 [ACF2007])

Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.

Ela enaltecerá o nome do seu Rei e Redentor, Ela proclamará por todos os cantos da terra a beleza, a santidade, a majestade do seu Amado. Ela louvará e adorará ao seu Amado.

 

 

(Pv 31:29 [ACF2007])

Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!

Aquela que se espelhar nestes ensinamentos dentre todas as virtuosas será conhecida como "a mais excelente". Tanto o sábio como o inteligente possuem o conhecimento, a aplicabilidade é que os diferencia. Aquela que colocar em prática a sabedoria, o conhecimento adquirido será conhecida como "a mais excelente".

 

(Pv 31:28 [ACF2007])

Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

(Pv 31:30 [ACF2007])

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.

(Pv 31:31 [ACF2007])

Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

Ela será reconhecida pela sua obra, pelo seu trabalho. Será reconhecida como a "Bendita do Senhor". O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e isto ela tem em seu coração.

 

 

 

 

 

 

Guaraci Santos

Isogama Indústria Química Ltda – Unidade PR

 

Financeiro

( +55 41 2169-4140 / 8854-7391 / Fax 2169-4143

http://www.isogama.com.br

 

 

Política de Qualidade

 " Produzir e comercializar produtos químicos aliada a uma assistência técnica de forma confiável, visando satisfazer as

 necessidades de seus clientes com responsabilidade ambiental e melhoria contínua dos seus produtos, serviços e processos"

 

 



--
Conectado©
 
Humor Sadio - Charges - Literatura - Poesia - Crônicas - Informática - Curiosidades - Nostalgia - Dicas - Música - Cinema - Quadrinhos - Games - Esporte - Amor - Amizade - Saúde - Reflexões e muito mais!
 
Para CANCELAR a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para:
conectado-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para acessar o grupo na web:
https://groups.google.com/group/conectado?hl=pt-BR

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário