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Re: ►C◄ Novo Casamento e Mateus 19:9 - Hipócritas - A.D. aprova o divórcio

Muito bem explicado...

Aplausos.JPGCanto. :)

Em 27 de abril de 2011 11:36, B a c e l l a r <vicbacellar@gmail.com> escreveu:

 

Novo Casamento e Mateus 19:9

1. O casamento é a união de "uma carne" entre um homem e uma mulher (Gn. 2:24) "até que a morte os separe" (Rm. 7:2-3; I Co. 7:39), de tal forma que o novo casamento, quando o cônjuge da pessoa ainda estiver vivo, é adultério (Mt. 5:32; Marcos 10:2-12; Lucas 16:18; Rm. 7:2-3). Essa é também a posição da igreja cristã histórica durante aproximadamente os seus primeiros 1500 anos, com raramente uma voz divergente. É a visão tradicional do Anglicanismo e os Irmãos, bem como das Igrejas Protestantes Reformadas (na América, Canadá, Nova Irlanda e Filipinas) e muitos dentro da tradição Reformada na Holanda. Essa é também a convicção de pessoas dentro de igrejas Presbiterianas, Congregacionais, Batistas e outras.

2. Mateus 19:9 é o único versículo bíblico que poderia, se tomado isoladamente, permitir o novo casamento da "parte inocente" enquanto seu cônjuge ainda estiver vivo. Contudo, essa interpretação do texto é rejeitada pelas seguintes considerações:

a. Contradiz muitas outras passagens claras na Palavra de Deus:

… qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério (Mt. 5:32).

E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido e casar com outro, adultera (Marcos 10:11-12).

Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também (Lucas 16:18).

Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido (Rm. 7:2-3).

Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher (I Co. 7:10-11).

A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor (I Co. 7:39).

b. Não se encaixa dentro do contexto. Eu nunca ouvi alguém responder ao ensino que a "parte inocente" pode casar novamente enquanto seu cônjuge ainda estiver vivo, como os discípulos o fizeram imediatamente ao ensino de Cristo: "Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar" (Mt. 19:10). A posição que não existe novo casamento (mesmo para a "parte inocente"), enquanto o cônjuge estiver vivo, freqüentemente produz esse brado. Similarmente, a resposta de Cristo ao protesto dos discípulos faz perfeito sentido com a doutrina que ninguém pode casar novamente enquanto o cônjuge estiver vivo, mas não com a visão que a "parte inocente" pode casar novamente em tal condição. Jesus declara: "… há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus" (v. 12). O Filho de Deus aponta para a iluminação divina como capacitando alguém a "receber" seu ensino: "Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido … Quem pode receber isso, que o receba" (vv. 11-12). Isso explica o porquê alguns têm dificuldade em aceitar essa verdade da Palavra de Deus. Esse é especialmente o caso hoje, pois vivemos numa "geração adúltera" (Mt. 12:39; 16:4), como aquela dos escribas e fariseus no primeiro século, dentro os quais muitos ensinavam o "divórcio por qualquer motivo" (Mt. 5:31-32; 19:3-9).

c. É excluída por I Coríntios 7:10-11, onde o Apóstolo Paulo resume e declara o ensino de Jesus Cristo durante seu ministério terreno: "Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido …" A Escritura inspirada aqui ensina duas, e somente duas opções para uma mulher (ou homem) divorciada: (1) permanecer sem casar ou (2) se reconciliar com o seu marido. Nenhuma terceira opção, o novo casamento, é mencionada. Fiel ao ensino de Jesus em Mateus 5, Marcos 10, Lucas 16 e Mateus 19, Paulo não dá permissão ao novo casamento enquanto o cônjuge da pessoa estiver vivo.

Assim, a cláusula de exceção ("não sendo por causa de prostituição") não é uma exceção permitindo o novo casamento (enquanto o cônjuge ainda está vivo), mas uma exceção permitindo o divórcio (vindo logo antes da cláusula): "Qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt. 19:9).

3. O laço inquebrantável do casamento é o ensino bíblico estabelecido por Deus na criação (Gn. 2:24), declarado pelos profetas do Antigo Testamento (Ml. 2:10-16) e reafirmado por Cristo (Marcos 10:2-12; Lucas 16:18) e os apóstolos do Novo Testamento (Rm. 7:2-3; I Co. 7:39). Ele é uma figura do "grande mistério" da união de Cristo e sua igreja eleita (Ef. 5:32).

 

 

 

 

De: conectado@googlegroups.com [mailto:conectado@googlegroups.com] Em nome de B a c e l l a r
Enviada em: quarta-feira, 27 de abril de 2011 09:59
Para: conectado@googlegroups.com
Assunto:
C p/ Thadeu - Hipócritas - A.D. aprova o divórcio

 

Querido Thadeu, shalom rav!!!

 

A única afirmação que temos a respeito de separação é quando há prostituição, e não adultério.

A prostituição é quando há intenções lucrativas, não só de dinheiro, mas quando existe algum tipo de interesse material ou social, e o adultério quando não há interesse algum.

Desculpa-me, mas eu só encontro separação por prostituição e não por adultério. Nesse momento eu estou no escritório do restaurante e a Torá  não está aqui para que eu possa informar  localização do versículo, mas mais tarde, se você quiser eu posso te informar.

Um abraço,

Bacellar

 

 

De: conectado@googlegroups.com [mailto:conectado@googlegroups.com] Em nome de Thadeu
Enviada em: terça-feira, 26 de abril de 2011 20:35
Para: conectado@googlegroups.com
Assunto: Re:
C Hipócritas - A.D. aprova o divórcio

 

Em Mateus 19.9 fala-se relações sexuais

 

ilícitas...não seria isso adultério ?

 

Thadeu

 

----- Original Message -----

Sent: Tuesday, April 26, 2011 1:32 PM

Subject: ►C◄ Hipócritas - A.D. aprova o divórcio

 

 

 

 

A Bíblia em momento algum fala em divórcio por adultério, só por prostituição.

A adúltera deveria ser apdrejada até a morte, mas não diz nada sobre divórcio por causa de adultério.

E por que só a mulher é quem podem pedir o divórcio? Em 1 Coríntios 7:15 diz: No entanto, se o INCRÉDULO decidir separar-se, que se separe. Em tais circunstâncias, nem o irmão nem a irmã estão sujeitos à servidão; pois D'us nos chamou para vivermos em paz. - O contexto é outro completamente diferente, fala em santificação do casal quando um só é crente. - Ainda continuo achando que as doutrinas de homens são armas de dois gumes. Jesus volta logo, pois está difícil de aguentar....

Bacellar

 

De: conectado@googlegroups.com [mailto:conectado@googlegroups.com] Em nome de Wanderley do Projeto BoasNovas
Enviada em: segunda-feira, 25 de abril de 2011 22:31
Para: conectado@googlegroups.com
Assunto: Re:
C A.D. aprova o divórcio

 

que interessante essa decisão a  "casta privilegiada" pode se divorciar e o "povão" não.

 

2 pesos e 2 medidas.

 

um evangelho pro "clero" e outro pro "povo".

 

VOLTA JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

 

 

-----Mensagem Original-----

De: Thadeu

Enviada em: segunda-feira, 25 de abril de 2011 11:09

Assunto: ►C◄ A.D. aprova o divórcio

 

Igreja Assembléia de Deus aceitará divórcio

Na última reunião da Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil (CGADB), além da rusga e ameaça da Igreja-mãe de deixar a Convenção, foram decididos novos parâmetros e alguns assuntos polêmicos entraram em pauta, entre eles o divórcio.

A quadragésima edição da reunião, feita em Cuiabá, decidiu que agora os Pastores assembleanos da CGADB poderão se separar de suas esposas desde que seja por motivo de traição de qualquer ambos os lados ou se a esposa deseja se separar. A decisão, tomada no ano do centenário da Assembléia de Deus, foi tomada com base de Mateus 5 31-32, que fala de divórcio devido a adultério, e 1 Corintos 7 15, que fala de separação por vontade da esposa. Nas duas formas as Convenções Regionais deverão ser informadas pelo Pastor para julgar se ele deve continuar no cargo ou não.

A decisão da CGADB em autorizar o divórcio em certos casos engloba apenas Pastores e não fiéis. Praticamente todas as Igrejas Assembléia de Deus filiadas a CGADB não apoiam a separação dos casais membros da igreja.

Fonte: Gospel+

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"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir."

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