28 de julho de 2011 • 16h42 • atualizado às 16h46
Hospital Dona Lindu possui o mesmo nome da mãe de Lula
Foto: Marino Azevedo/Governo do RJ/Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), visitaram nesta quinta-feira o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul. A unidade, que tem o mesmo nome da mãe do ex-mandatário da República, celebrou um ano de funcionamento.
"Tenho a consciência de que o Brasil pode fazer muitos hospitais como este aqui. O povo pobre, para ter acesso a tratamento de alta complexidade, precisa do Estado. Sabemos que ainda há muito por fazer, mas é importante que o povo brasileiro saiba a evolução da saúde aqui no Rio de Janeiro", disse Lula.
O investimento foi de R$ 22 milhões, R$ 11 milhões só em equipamentos. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, poucos hospitais têm a infraestrutura do Dona Lindu. A unidade já realizou mais de 2,5 mil cirurgias ortopédicas desde de junho do ano passado, fez 35,4 mil atendimentos, conta com 72 leitos - sete deles destinados aos pacientes do Centro de Terapia Intensiva - e tem 82 médicos e mais colaboradores.
A inauguração do hospital permitiu um redução da fila para atendimentos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e possibilitou um aumento de 500% da produtividade de cirurgias ortopédicas na rede estadual, se comparados os períodos de 2006 e 2010. Antes, eram realizadas cerca de 150 cirurgias por ano. Em 2011, estão sendo realizadas cerca de mil cirurgias ao mês.
Terra






0 comentários:
Postar um comentário