UM EDIFÍCIO PARA A ETERNIDADE
Pr. Timofei Diacov
"Aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda" (Mt.7:26e27). Esta palavra de Jesus, foi dita para alertar a todos aqueles que não levam a sério o seu relacionamento com Deus; por isso, vai lhe suceder o que está previsto por este texto. Casa, é evidente, é uma referência ao futuro pós-túmulo, de todo homem. Assim como não é ser sábio construir uma casa sobre areia movediça, também é insensatez construir algo para o futuro sem se alicerçar em Cristo que é a Rocha dos Séculos. Recordo-me de algo acontecido há cinqüenta e seis anos, quando eu ensinava às crianças, histórias da Bíblia. Cantávamos: "Construindo cada dia com sincero coração, não com prego nem martelo como faz o construtor. Um edifício espiritual seguindo o plano divinal; vamos todos construir um edifício para o porvir".
Essa construção a que se refere Jesus é perfeitamente aplicável à igreja que estaremos filiados; pois muitos dizem: "Não me preocupo com a igreja; o importante é que ela esteja falando de Deus e ensinando coisas boas". Não devem esquecer, ou precisam conhecer que a igreja deve estar fundamentada em Jesus. Mateus 16:13ª18, conta-nos que a igreja foi fundada por Jesus, e edificada sobre a Sua própria pessoa, que é Rocha dos Séculos (Sl 62:6). Por que afirmamos ter Jesus edificado a Sua Igreja sobre a Sua própria pessoa? Jesus disse a Pedro: "Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre ESTA pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela" (Mt. 13:18). Se Jesus usasse a palavra essa, estaria se referindo à pessoa de Pedro; porém como se refere à Sua própria pessoa, que é a declaração de Pedro: "Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo".
Diante do exposto, todos aqueles que interpretam este texto como se Jesus estivesse edificando a Sua igreja sobre a pessoa de Pedro, estão demonstrando claramente que desconhecem ou confundem o sentido da palavra esta e essa. Esta se refere àquilo que está na mão da pessoa que fala; e essa se refere ao objeto que está na mão da pessoa a quem se dirige a palavra. Além disto, o Senhor Jesus quando usa a palavra pedra, (no grego usa a palavra Petra), que é uma referencia à Sua própria pessoa, que é Rocha; e quando se dirige a Pedro, usa a palavra Petros, que significa pedrisco, cascalho. Jesus jamais edificaria a Sua igreja sobre cascalho. A própria igreja quer dizer um edifício espiritual seguindo o plano divinal. Nenhuma pessoa sábia constrói um edifício sobre falso alicerce. Igreja verdadeira é um edifício para toda a eternidade, e não para poucos dias. O sábio, que tem amor próprio, jamais fará uma coisa para o seu próprio prejuízo.
Ainda em Mateus 7:25, Jesus referindo-se ao sábio construtor diz: "E desceu a chuva, e correram rios assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não cauí, porque estava edificada sobre a rocha". Observa leitor, que a casa construída pelo construtor que não obedece a palavra de Deus, caiu; e esta construída pelo sábio construtor permaneceu. Assim será com a vida que certas pessoas vivem sem se alicerçar na palavra de Deus, a sua vida vai desmoronar, bem como a igreja à que viveu filiado. Jesus não estava fazendo jogo de palavras, mas, falando com muita seriedade e segurança; pois sendo Ele a Rocha dos Séculos, quer para os Seus verdadeiros seguidores um edifício espiritual que lhe dê plena segurança da vida eterna, uma vez que, Ele próprio disse que o caminho da vida é estreito, e a porta de entrada é estreita também, e que poucos são os que seguem este caminho. Vale dizer as palavras do apóstolo Paulo: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios" (Ef.5:15).
0 comentários:
Postar um comentário