Tecnologia do Blogger.
RSS

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

[.: Mil Coisas] O que é o ChromeOS?

ChromeOS (3)

É um novo sistema operacional, que funciona totalmente centralizado na web, e é a aposta do Google para enfrentar a Microsoft, líder no mercado de sistemas operacionais com o Windows.

Claudia Tozetto, iG São Paulo

"O ChromeOS é uma proposta de um computador mais adequado para os dias de hoje, para a navegação na web", diz Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.

chromeos

O novo sistema do Google é baseado em computação em nuvem, uma tecnologia comumente usada pelos serviços online, mas pouco conhecida entre os usuários: arquivos e aplicativos são armazenados em servidores de grandes centros de dados (data centers) que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo, desde que conectado à internet. Não é necessário ter um computador tão potente, porque o processamento mais pesado acontece no servidor, não na máquina. A tecnologia é usada, por exemplo, em serviços de e-mail ou de compartilhamento de fotos.

samsung_chromeos

Samsung e Acer são as primeiras fabricantes a levar notebooks com o ChromeOS ao mercado. Os modelos da Samsung terão tela de 12 polegadas e serão vendidos nas versões Wi-Fi e Wi-Fi + 3G a partir de R$ 695. No caso da Acer, a tela no notebook tem 11,6 polegadas, oferecerá apenas conexão Wi-Fi e custará cerca de R$ 565. Nos EUA, empresas e estudantes poderão alugar os equipamentos também mediante o pagamento de uma assinatura mensal.

O Brasil não está entre os primeiros países que receberão os produtos. "Nas próximas semanas esta lista vai crescer", diz Ximenes. O Google já confirmou, em evento para a imprensa da América Latina, que os notebooks com ChromeOS devem chegar às lojas do Brasil em até seis meses.

chromeos (2)

A área de trabalho é a web

No ChromeOS, o navegador Chrome se torna a área de trabalho do novo sistema. Por meio dele, o internauta usa qualquer serviço que esteja disponível por meio da web, como e-mail, processador de documentos (como Google Docs ou Office Web Apps), aplicativos para gerenciar fotos (como o Picasa ou o Flickr), entre outros. Em vez de salvar o arquivo na memória local, os arquivos são guardados nos servidores da empresa que provê o serviço ou em um disco virtual, que pode ser pago ou gratuito.

time

Sem nada para processar na máquina, o sistema operacional se mantém leve e completa o boot, processo de inicialização do computador, em apenas oito segundos.

chrome_web_stor

Os ícones dos aplicativos instalados aparecem reunidos cada vez que o usuário cria uma nova aba do ChromeOS. Ajustes personalizados, como mouse e teclado, rede Wi-Fi, além de data e hora, podem ser acessados a partir das configurações do navegador, que também mostra o nível da bateria.

Apesar de trazer inovações, ao mesmo tempo em que o ChromeOS amplia os recursos para o usuário -- já que o limite de instalação e de acessos a novos conteúdos é a própria web -- acaba por deixar de oferecer todos os outros recursos de um computador comum.

Essa limitação está entre as principais críticas da imprensa internacional após o anúncio da chegada dos primeiros notebooks com ChromeOS. "A ideia do ChromeOS soa interessante em teoria, mas não é a melhor coisa para as empresas nem para usuários comuns", escreveu Mike Elgan, colunista da revista Computerworld.

A segurança no ChromeOS

A ideia de manter toda a vida digital na internet é outro fator que assusta grande parte dos usuários. Se por um lado, os arquivos estarão a salvo caso o notebook quebre ou seja roubado, poderão ficar inacessíveis por alguns períodos, seja por problemas na conexão de internet ou falhas de serviço. Recentemente, uma falha tirou o Gmail do ar por três dias para parte dos usuários e o Blogger deixou de funcionar por quase 24 horas. Durante este período, todo o conteúdo armazenado na web ficou inacessível.

google_docs_chromeos

Com relação a vírus e malware, o ChromeOS oferece diversas ferramentas para proteger o sistema. O controle do usuário sobre o sistema é mínimo, o que permite, por exemplo, que Google o atualize sem que o usuário saiba. Segundo o Google, as atualizações tornarão o ChromeOS mais leve e rápido, o que significa que o usuário poderá manter seu notebook por mais tempo.

Entre os recursos de segurança, alguns já adotados por outros sistemas operacionais, há o "sandboxing" (caixa de areia, em tradução livre), que isola um processo em execução quando algo ameaça a segurança da máquina, além do boot verificado, em que um software valida todo o ChromeOS antes de iniciá-lo.

phishing.

Se o usuário optar por usar o novo sistema operacional do Google, a dica é manter um backup local dos dados, em um HD externo, DVD ou mesmo em pen-drive. Outro conselho recorrente é manter senhas diferentes para acessar cada um dos serviços de armazenamento de dados na web, de modo que um invasor falhe ao tentar acessar todos os serviços usados pelos internautas com uma mesma senha.



--
Postado por Jerry William no .: Mil Coisas em 5/24/2011 07:13:00 PM

--
►Conectado◄
 
Humor Sadio - Charges - Literatura - Poesia - Crônicas - Informática - Curiosidades - Nostalgia - Dicas - Música - Cinema - Quadrinhos - Games - Esporte - Amor - Amizade - Saúde - Reflexões e muito mais!
 
Para CANCELAR a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para:
conectado-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para acessar o grupo na web: https://groups.google.com/group/conectado?hl=pt-BR
 
**SANTOS - BICAMPEÃO PAULISTA 2010-2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário