Tecnologia do Blogger.
RSS

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Re: Cone© Mudam-se moscas, mas...

Queridos (a):
Sou funcionária do DNIT (ex-DNER) desde 1995, quando passei no concurso e hoje vejo com uma certa tristeza e ao mesmo tempo alívio as denúncias que tem sido feitas e que tem levado à queda dos supostos agentes de corrupção no órgão.Tristeza porque a sociedade tem colocado TODOS NÓS na mesma panela, como se todos fôssemos corruptos!
Desde a criação do DNIT em 2002 temos lutado bravamente para fazer o órgão funcionar pois até agora, quase 11 anos depois, não temos estrutura alguma! Somos guerreiros e continuamos fazendo nosso trabalho. O orçamento do DNIT é absurdamente alto para tocar obras e nós, servidores (administrativos e engenheiros) temos nos esforçado para supervisionar e tocá-las a contento, mas por razões alheias a nossa vontade nem sempre é possível fazer isso. Explico: No Brasil todo temos pouco mais de 2500 servidores concursados. O resto é tudo terceirizado que ganha normalmente o dobro dos servidores de carreira e não tem compromisso algum com o órgão! Uma vez tive que viajar com uma pessoa, "apadrinhada" (amante) de um político que "mandava no DNIT" para fazer um levantamento de dados.Trabalhei feito uma camela e a criatura não sabia nem do que eu estava falando, mas ganhava 5 vezes mais do que eu, que estudei e me especializei!Fiz o trabalho todo sozinha...e ela levou os louros! 
Em 2009 fizemos uma campanha para estrutrurar o órgão e mudar nosso salário que não tinha reajuste há quase 10 anos. Foi um horror, pois o Secretário do Ministério do Planejamento brincou de negociação e nosso reajuste só cobriu a inflação do período. Continuamos num patamar bem abaixo da maioria dos órgãos e com atribuições muito maiores do que eles!
TODOS os afastados não são do DNIT. Não tem rigorosamente nenhuma responsabilidade com o DNIT, são apadrinhados políticos e, portanto, tem a OBRIGAÇÃO de repassar aos seus "padrinhos" e partidos, "alguma coisa"!.
Longe de querer defender qualquer posição, o que a maioria dos servidores tem sentido é que "dessa vez alguma coisa vai acontecer para que o órgão não seja um mero repassador de verbas para políticos" e nós, servidores, esperamos nesse momento é que finalmente o Ministro Paulo Sérgio, a Presidente e quem mais de direito, realmente olhem para o DNIT e vejam que aqui tem gente honesta, que veste a camisa do órgão e quer fazer as coisas andarem da forma correta pois não somos corruptos. A corrupção tem vindo de fora, não é interna. Mas precisamos de condições para trabalhar.Gente concursada, com compromisso real e não meros repassadores de verbas.
Aproveito também para esclarecer uma coisa: muitas vezes quando as pessoas dizem que uma obra está superfaturada, normalmente ela não está. O que acontece é que a maior parte do material usado em rodovias sofre reajustes frequentes. Tudo é licitado, mas se algum órgão de controle, para mostrar serviço ou bater meta embarga a obra por qualquer razão, e ela ficar parada por mais de 2 meses(normalmente fica mais), quando retomada haverá reajuste no final pois o prazo já não poderá ser cumprido e o material não terá mais o mesmo valor!
Se esses órgãos pesquisarem valores, verão que nas licitações eles estão expressos e não fogem à realidade. Mas o interessante é que eles não fiscalizam as licitações...Claro, elas estão à disposição de qualquer um que quiser ver. É aberto ao público!!!
Assim como o meu salário e o de TODOS OS SERVIDORES federais no Portal transparência!Qualquer centavo que eu receba pode ser consultado lá! Mas o de quem não é servidor não aparecerá...
Poderia escrever muito mais a respeito dessas coisas, mas agora só tenho orado para que o DNIT se transforme realmente naquilo que ele foi criado pra ser, com pessoas capacitadas e servidores honestos e comprometidos com o país, como eu e a maioria que trabalha aqui!
 
Alice Teresinha Corrêa Nunes - DNIT /SC
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário