Querida Flávia,
Agradeço imensamente toda e qualquer ajuda e opinião, pois estou lendo MUITO e fazendo todo tipo de entrevista pra poder desenvolver o tema com tranquilidade.
Deixa só eu esclarecer um ponto: no meu trabalho só estou levando em consideração os menores que cometeram CRIMES de grave potencial ofensivo (homicídio, estupro, latrocínio e tráfico de drogas).
Também sei de casos que deram certo e não acho que jogar esse pessoal numa cadeia onde sofrerá todo tipo de violência vá resolver o problema e o caso nem é esse. O que estou buscando suscitar é a discussão sobre o fim da maioridade penal haja vista os menores serem taxados de inocentes ou inimputáveis para responder pelos seus crimes mas os crimes que eles cometem na maior parte das vezes são bárbaros e qualificados!
Além disso, acaba essa palhaçada de marginais maiores usarem a menoridade de outros para não responderem por seus crimes.
Sei que toda essa questão é polêmica, mas algo precisa começar a ser debatido para que consigamos buscar soluções. Na maior parte das vezes o ECA não funciona porque depende de vários outros fatores para ser eficiente.O governo está a anos-luz de distância do ideal ou do moralmente aceitável e então precisamos nos mobilizar como sociedade...
Meu trabalho está tentando iniciar essa discussão...
Obrigada pelo carinho e é claro que quero o endereço da sua amiga pra entrar em contato.
Bj
No amor de Cristo, que nos une acima das diferenças,
Alice
Alice
De: Flávia Regina Matzenbacher <flaviamatzen@yahoo.com.br>
Para: conectado@googlegroups.com
Enviadas: Sexta-feira, 1 de Julho de 2011 14:32
Assunto: Cone© para Alice - ajuda no desenvolvimento do trabalho
-- Conectado© Humor Sadio - Charges - Literatura - Poesia - Crônicas - Informática - Curiosidades - Nostalgia - Dicas - Música - Cinema - Quadrinhos - Games - Esporte - Amor - Amizade - Saúde - Reflexões e muito mais! Para CANCELAR a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para: conectado-unsubscribe@googlegroups.com Para acessar o grupo na web: https://groups.google.com/group/conectado?hl=pt-BR
Para: conectado@googlegroups.com
Enviadas: Sexta-feira, 1 de Julho de 2011 14:32
Assunto: Cone© para Alice - ajuda no desenvolvimento do trabalho
Olá Alice, é um tema realmente muito delicado e, no meu entender, que não pode ser decidido apenas em discussões virtuais ou de gabinete, sei de histórias horríveis de tortura e de negligência que acontecem nestes centros de recuperação ou de vivência aos considerados jovens em situação de risco. E todos sabemos que muitos vão parar lá por coisas pequenas, pequenos furtos, drogas, geralmente. Por isso acho muito arriscado essa coisa de ser definida uma maioridade padrão, penso que cada caso é um caso e deve ser julgado como tal, não creio que uma pessoa possa ser recuperada se jogada numa cela lotada, imunda, com as mínimas condições de saúde e dignidade humana. mas também conheço trabalhos belíssimos feitos aqui em Poa que têm funcionado muito na recuperação de jovens como estes, como é o caso da Escola Porto Alegre (EPA) dá uma olhada: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/epa/ a EMEF Mario Quintana, na Restinga, a qual conheço pessoalmente, também é um belo exemplo, situada num dos pontos de maior risco social em Poa, tem feito um excelente trabalho com toda comunidade circundante, sendo de grande importância para todos: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/quintana/index_mario_quintana_2011.htm tenho o contato da diretora, uma pessoa muito querida e ativista pelos direitos sociais, posso te passar se quiseres, não sei se te ajuda esses contatos daqui, é a realidade que eu conheço, enfim. E também te indico um filme muito bom sobre essa questão da idade penal, "o pequeno traidor", um filme ótimo, sobre a criação do estado de Israel, que fala sobre o envolvimento de um menino israelense com um soldado inglês: http://www.cineplayers.com/filme.php?id=4996 na literatura, não sei se conheces, mas sugiro "tecnologias do poder" de Michel Foucault, considero uma leitura obrigatória pra uma análise como esta. bom trabalho! abs flávia --- Em sex, 1/7/11, alice teresinha correa nunes <alicetcn@yahoo.com.br> escreveu:
|
0 comentários:
Postar um comentário