Tecnologia do Blogger.
RSS

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Cone© Regras e condutas nas comunidades virtuais





Regras e condutas nas comunidades virtuais

O principal objetivo das comunidades virtuais é a propagação do conhecimento e a interação entre os participantes.

Atingir estes dois objetivos não é uma tarefa simples e exige a imposição de regras claras por parte dos administradores e a conduta ética por parte dos usuários.

O maior segredo do sucesso tanto para os administradores como para os participantes está numa regrinha bem simples...

Nunca participe irritado.

Pode parecer brincadeira, mas é pura verdade. A maioria dos problemas das listas de discussão aos fóruns, está justamente na emoção negativa que a pessoa coloca em suas mensagens quando irritada.

Observe que um ambiente "pesado" atrapalha a compreensão do debate e conseqüentemente torna a comunicação desagradável.

É muito importante que ao participar de uma comunidade, e dos debates promovidos por esta, o participante possa estar em um ambiente agradável.

Sempre que você enviar uma mensagem para o grupo LOG1N, fórum, listas ou chats, procure evitar em suas mensagens o comportamento abaixo:

· Falta de cortesia nas mensagens e interação;

· Falta de espírito cooperativo;

· Falta de clareza na mensagem ou mensagem vaga.

Sempre que você se cadastrar em uma comunidade, fórum, lista de discussão e/ou chat. Procure pelas regras de conduta e identifique os mediadores, assim você saberá a quem recorrer em caso de problemas e também o que a comunidade espera de você.

Uma boa tática para manter um debate de qualidade e evitar problemas é nunca responder mensagens agressivas ou polemicas, nestes casos alerte o moderador da comunidade para que ele tome providências. Com isso você estará evitando um conflito direto com seu colega e não tornará o ambiente da comunidade desagradável.

Escolha sempre as comunidades, fóruns e listas que possuam mediadores, entendendo por mediador alguém responsável pela ordem do ambiente e pelo cumprimento das regras.

Os mediadores também são chamados de moderadores e administradores dependendo da comunidade.

Sempre que uma dúvida sua seja esclarecida ou uma sugestão tenha dado um bom resultado, mantenha os participantes informados. Não é educado receber ajuda e não avisar do resultado.

Algumas listas possuem registros das mensagens anteriores, é sempre aconselhável verificar nestes registros se a sua duvida já foi respondida, assim você evita repetir questões já resolvidas.

Ao escolher uma comunidade observe a qualidade dos debates e o ambiente gerado pelos membros, bem como a participação dos mediadores. Quanto maior a qualidade do debate e a tranqüilidade do ambiente, melhor serão o aproveitamento das informações.

Para se obter uma escolha adequada do ambiente de debate também é importante observar algumas características da tecnologia empregada.

Normalmente se usa o termo fórum, para mensagens postadas na internet e os participantes acessam o site onde estas mensagens se encontram para responder as mesmas.

Como o ambiente é online a maior vantagem é a segurança já que o risco de contaminação por vírus é pequeno. A desvantagem está no fato do participante precisar manter conexão com a internet em quanto navega pelas questões.

O termo lista de discussão é usado para mensagens por e-mail, neste caso o participante possui a vantagem de conectar apenas para baixar os e-mails e depois pode ler as mensagens fora da internet.

A maioria das listas de discussão permite a configuração do usuário para a leitura apenas on-line das mensagens sem o recebimento no e-mail, mas é preciso configurar esta modalidade no painel de acesso, também existe a configuração que esconde o e-mail do remetente.

Para tomar estas providências converse com o moderador da comunidade em que participa e solicite informações.






--


ツ Carlos Canto 
║▌│║▌║▌ █║▌│║▌║▌ █║▌│║▌║▌ 
▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒

CotaçãoCotaçãoCotaçãoCotação


"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir."





--
VISITEM......
                  http://renovodedeus.blogspot.com/
                  http://brasilcristao2007.blogspot.com/


ツ Carlos Canto
║▌│║▌║▌ █║▌│║▌║▌ █║▌│║▌║▌ 
▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒

CotaçãoCotaçãoCotaçãoCotação



--
Conectado©
 
Humor Sadio - Charges - Literatura - Poesia - Crônicas - Informática - Curiosidades - Nostalgia - Dicas - Música - Cinema - Quadrinhos - Games - Esporte - Amor - Amizade - Saúde - Reflexões e muito mais!
 
Para CANCELAR a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para:
conectado-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para acessar o grupo na web:
https://groups.google.com/group/conectado?hl=pt-BR

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário