Tecnologia do Blogger.
RSS

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

compartilho uma opinião sobre o meu texto que lhe foi enviado hoje de manhã

Olá, abaixo segue uma mensagem que gostaria de compartilhar com você.
São impressões da leitura que um amigo sobre o texto que lhe envie no
período da manhã. Nela ele também me sugeriu um texto e vídeo que, a
meu ver, completam o meu escrito.

Mais uma vez desejo que continuemos com Deus.

Abs,

Carlos.
www.oarquivodemorfeu.blogspot.com




Em 27 de março de 2013 11:52, Júlio escreveu:


Carlos, bom dia.

Desculpe-me pela demora em responder. Já são 11 dias de sua primeira
mensagem com o texto.
(...) O texto está maravilhoso. De fato passa ao leitor a sensação
dos aromas de
pipocas e piruás e de andar pelas guias e trilhos de trem, como toda criança
gosta de fazer, traçando aventuras imaginárias, como se fora desse caminho
estreito houvesse um precipício (ou equilibrista na corda bamba), e que por
isso deveríamos fazer todo o esforço para permanecer sobre o caminho -
questão de vida ou morte! -, ou simplesmente para "acariciar" os pés
descalços (e isso me lembra o Manoel de Barros), também remetendo as
descobertas infantis pelo tato. E mais, ao descrever a praça, gestos e
aromas, mesmo que você não falasse, isso remeteria a final de missa! rs E
olha que sempre fui morador de São Paulo, mas também lembro-me das missas
aos domingos e essas pequenas aventuras sob o sol da manhã. No meu caso,
lembro sempre do cheiro do trem, cheiro de aço, do pé de goiaba do fundo do
quintal de minha tia, quando íamos a Poá; ou das modas de viola tocadas pelo
meu tio da Vila Matilde. Era sempre no horário das 10h00 as 11h00 que isso
acontecia. Você conseguiu passar essas sensações e também faz o leitor olhar
para si e recorda sua infância.

Tenho a impressão que para conseguir este efeito você escolheu muito bem as
palavras e as formas: poucas vírgulas para não quebrar o ritmo, os "s":
SURpreendi, recordaÇÃO, penSAmento, SAltou, etc. Não sei se isso é uma
viagem minha, as os "s" me dão a sensação de sopro, vento, e daí lembranças,
cheiros, etc. fica mais fácil apreender esses SEntidos com estas palavras. O
"googlada" também foi providencial, por dar continuidade a informalidade de
uma brincadeira ou passeio.

O final do texto, em que você conclui com "controvertida capacidade de
sonhar e reinventar o meu destino", é muito bom, pois fala da necessidade de
se conhecer para prosseguir. Ou: andar pra trás, para ir pra frente! Veja
este vídeo em que o violeiro Paulo Freire fala sobre isso:
http://www.youtube.com/watch?v=9m1JQSnhu5w


Por fim, quero dizer que ao ler este seu texto me lembrei dos texto do José
de Souza Martins, aquele mesmo que estuda a "sociabilidade do homem comum" e
os sonhos (lembra?). Ele escreve no Estadão (aqui um dos textos:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-trem-das-7h40-,922091,0.htm).
Pra mim é muito interessante porque ele passou a infância em Guaianases
(bairro ao lado do meu) em uma época em que a região era totalmente
diferente do que é hoje.

Muito obrigado por compartilhar o texto e desculpas pela demora em
responder. Mas ai está.

Abraço.


Júlio Henrique Canuto da Silva

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Universo da poesia" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para universodapoesia+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para universodapoesia@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/universodapoesia?hl=pt-BR.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário